Close

1. Identity statement
Reference TypeConference Paper (Conference Proceedings)
Sitemtc-m16d.sid.inpe.br
Holder Codeisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identifier8JMKD3MGP7W/3EPHJF8
Repositorysid.inpe.br/mtc-m19/2013/09.04.15.55
Last Update2020:08.18.19.42.02 (UTC) simone
Metadata Repositorysid.inpe.br/mtc-m19/2013/09.04.15.55.27
Metadata Last Update2022:07.08.21.12.25 (UTC) administrator
Citation KeyMascarenhasSaba:2013:AsPeDe
TitleAspectos pedagógicos de um desafio científico para alunos de ensino fundamental e médio
Year2013
Access Date2024, May 19
Secondary TypePRE CN
Number of Files1
Size997 KiB
2. Context
Author1 Mascarenhas, Matheus
2 Saba, Marcelo Magalhães Fares
Resume Identifier1
2 8JMKD3MGP5W/3C9JHP6
Group1
2 CST-CST-INPE-MCTI-GOV-BR
Affiliation1 Centro Universitário Claretiano
2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Author e-Mail Address1 mascarenhasm@hotmail.com
2 marcelo.saba@inpe.br
e-Mail Addressmarcelo.pazos@inpe.br
Conference NameSeminário de Iniciação Científica do INPE (SICINPE).
Conference LocationSão José dos Campos
Date30 e 31 de julho de 2013
PublisherINPE
Publisher CitySão José dos Campos
Book TitleAnais
History (UTC)2013-09-04 15:55:27 :: marcelo.pazos@sid.inpe.br -> administrator ::
2020-04-29 12:37:27 :: administrator -> simone :: 2013
2020-08-18 19:42:04 :: simone -> administrator :: 2013
2022-07-08 21:12:25 :: administrator -> simone :: 2013
3. Content and structure
Is the master or a copy?is the master
Content Stagecompleted
Transferable1
Keywordsaspectos pedagógicos
ensino fundamental
ensino médio
desafio científico
AbstractEsse trabalho tem como foco elaborar uma pesquisa utilizando como meio os desafios científicos para alunos de ensino fundamental e médio. Com esses desafios fornecer ferramentas pedagógicas e didáticas aos professores do ensino de ciências das escolas de Ensino Fundamental e Médio, envolvendo-os (alunos e professores) com os diversos ramos da ciência e tecnologia, no caso concreto com as ciências espaciais. Constatamos um déficit na qualificação e número de profissionais na área de pesquisa no Brasil, ainda que esse número esteja melhorando gradativamente, se faz necessário encontrar características pedagógicas que realmente transforme essa realidade brasileira. Os desafios científicos podem contribuir com essa questão, auxiliando aos professores no desenvolvimento próprio, promovendo uma formação continuada e também fornecendo a eles novas ferramentas didáticas para o ensino e o aprendizado de ciências. Melhorar a educação básica talvez seja um dos primeiros passos para melhorar a formação de um futuro pesquisador e, portanto, essa etapa da vida acadêmica de um pesquisador deve receber uma especial atenção.
AreaCST
Arrangement 1urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção anterior à 2021 > COCST > Aspectos pedagógicos de...
Arrangement 2urlib.net > BDMCI > Fonds > Acervo PIBIC/PIBITI > PIBIC/PIBITI 2013 > Aspectos pedagógicos de...
doc Directory Contentaccess
source Directory Contentthere are no files
agreement Directory Content
agreement.html 04/09/2013 12:55 1.0 KiB 
4. Conditions of access and use
data URLhttp://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP7W/3EPHJF8
zipped data URLhttp://urlib.net/zip/8JMKD3MGP7W/3EPHJF8
Languagept
Target FileMascarenhas_aspectos.pdf
User Groupmarcelo.pazos@inpe.br
Reader Groupadministrator
marcelo.pazos@inpe.br
simone
Visibilityshown
Copy HolderSID/SCD
Update Permissionnot transferred
5. Allied materials
Mirror Repositoryiconet.com.br/banon/2006/11.26.21.31
Next Higher Units8JMKD3MGPCW/3F3T29H
8JMKD3MGPDW34P/478H8RC
Citing Item Listsid.inpe.br/mtc-m21/2012/07.13.14.54.40 1
sid.inpe.br/mtc-m16c/2022/07.08.19.46.49 1
Host Collectionsid.inpe.br/mtc-m19@80/2009/08.21.17.02
6. Notes
NotesBolsa PIBIC/INPE/CNPq
Empty Fieldsarchivingpolicy archivist callnumber contenttype copyright creatorhistory descriptionlevel dissemination doi edition editor format isbn issn label lineage mark nextedition numberofvolumes orcid organization pages parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project readpermission rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarykey secondarymark serieseditor session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype type url versiontype volume
7. Description control
e-Mail (login)simone
update 


Close